Pra falar de trauma, precisamos falar também de traumatização. 

 

 

O trauma é um evento estressor que aconteceu de forma rápida ou intensa demais para a capacidade do sistema nervoso de uma determinada pessoa. Um mesmo evento pode ser traumático para uma e não ser para outra pessoa.

Traumatização ocorre quando a experiência traumática não pôde ser absorvida completamente e resíduos deste evento não foram processados como emoções, sensações, memórias que ficam retidas no corpo.

Geralmente, quando se fala em trauma, a primeira associação é com os da categoria de choque (situação de perda repentina, extrema violência, terror como desastres naturais, assalto, estupro, acidentes, entre outros). No entanto, também temos os traumas de desenvolvimento (este aqui todo mundo tem em algum nível, decorrente de negligência, abusos físico, emocional e/ou sexual, separação, bullying, violência, desamparo), intergeracionais (quando passado de uma geração para outra, afetando o desenvolvimento físico, mental e emocional dos dependentes) e vicariante (afeta profissionais que lidam com situações de traumas e violências).

Uma traumatizaçâo não precisa ser um impedimento para o resto da sua vida: nosso cérebro tem enormes chances de se reinventar graças à neuroplasticidade. Para tanto, existem técnicas terapêuticas para te auxiliar.

Eu trabalho com uma das técnicas que a neurociência recomenda para o manejo de traumas. Com ela, trabalhamos não apenas as emoções, mas também a parte cognitiva e a fisiologia do sistema nervoso que foram impactadas pelo evento traumático.

Se quiser saber mais a respeito, me chama WhatsApp!

Márcia Lins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante

Se você já passou por algum evento traumatico, procure um especialista para ajudar a superar esses eventos. 

Posts Recentes

Márcia Lins ©2023 todos os direitos reservados

Enviar uma mensagem
Olá
Posso ajudá-lo?